Ônibus escolar pega fogo e comunidade denuncia anos de descaso no transporte de alunos na zona rural de Boa Vista

O incêndio em um ônibus escolar que atendia comunidades rurais da região da Serra da Moça, em Boa Vista (RR), no último fim de semana, intensificou denúncias de moradores e pais de alunos sobre as condições do transporte oferecido aos estudantes da rede pública estadual.
Segundo a comunidade, o veículo fazia parte da frota que atende alunos da Escola Estadual Indígena Adolfo Ramiro Levi, incluindo estudantes do ensino fundamental e médio das localidades Serra da Moça, Truaru, Morcego e áreas de assentamento.
Até o momento, não há informações oficiais sobre as causas do incêndio.
Pais de alunos afirmam que a situação do transporte escolar é motivo de preocupação há anos. De acordo com uma mãe, que preferiu não se identificar por receio de represálias, houve promessa de envio de um ônibus novo, mas a substituição nunca teria ocorrido. “Já faz mais de quatro anos que aguardamos um transporte melhor. O que temos hoje não oferece segurança”, relatou.
Ainda segundo os responsáveis, os veículos apresentam problemas estruturais. Imagens enviadas à reportagem mostram o interior de um dos ônibus com sinais de deterioração, incluindo uma porta com avarias e mecanismo de fechamento improvisado com arame. Para a comunidade, esse tipo de adaptação representa risco direto aos estudantes durante o trajeto.







Moradores também afirmam que alguns veículos aparentam bom estado por fora, mas possuem condições precárias internamente. “É novo por fora, mas por dentro está acabado”, relatou outro responsável.
Outro ponto levantado pela comunidade é a dificuldade de acesso às escolas. As rotas incluem estradas de piçarra e longas distâncias, o que, segundo os relatos, exige veículos em boas condições — o que, segundo eles, não estaria sendo atendido.
Após o incêndio, as aulas foram suspensas. Em comunicado, a gestão da escola informou que aguarda orientações dos órgãos responsáveis pelo transporte escolar para garantir a segurança no retorno das atividades.
“Até o presente momento, as aulas permanecem suspensas. Aguardamos novas definições e autorizações para o retorno seguro”, diz a nota.
Pais destacam que a suspensão ocorre em um momento crítico do calendário escolar, durante a semana de avaliações, além de prejudicar atividades como treinamentos para jogos escolares.
A comunidade também questiona como os veículos estariam sendo aprovados em processos de fiscalização. Segundo os relatos, há dúvidas sobre as condições em que os ônibus operam regularmente no transporte de estudantes.
A Secretaria de Educação e Desporto informou que, tomou conhecimento do incidente ocorrido no fim de semana com o micro-ônibus responsável pelo transporte de 25 estudantes da Região Serra da Moça. O veículo foi substituído nessa terça-feira (23).
Esclarece que, a vistoria dos veículos que compõem a frota do transporte escolar é realizada a cada seis meses, com o objetivo de garantir que os veículos contratados por empresa terceirizada estejam aptos a transportar os estudantes com segurança.
E ressalta que, sempre que denúncias são encaminhadas à Seed ou ao Departamento Administrativo de Transporte, equipes são acionadas de forma imediata para realizar a verificação no local e adotar as providências cabíveis, quando necessário.
O post Ônibus escolar pega fogo e comunidade denuncia anos de descaso no transporte de alunos na zona rural de Boa Vista apareceu primeiro em Folha BV.









COMENTÁRIOS